STMNT X ANDYSMANCLUB
Muitos homens ainda encaram a partilha das emoções como um sinal de fraqueza, o que torna difícil falar sobre o que sentem. No entanto, abrir-se desde cedo pode evitar que as situações cheguem a um ponto de crise. Foi por isso que estabelecemos uma parceria com o ANDYSMANCLUB, para criar um espaço seguro onde os homens possam falar, partilhar e apoiar-se mutuamente. Juntos, estamos a quebrar o estigma e a tornar a saúde mental uma prioridade.
#VamosQuebrarOSilêncio #EstáTudoBemFalar #Letsbreakthesilence #Itsokaytotalk
"A vulnerabilidade deve ser vista como uma demonstração de força. Abrir-se ajuda toda a gente."
- ANDYSMANCLUB
O estigma em torno da abertura emocional dos homens continua a ser forte, muitas vezes alimentado pela crença de que demonstrar emoções é um sinal de fraqueza. Compreendemos como pode ser difícil para os homens expressarem os seus verdadeiros sentimentos e queremos reformular a vulnerabilidade como uma demonstração de força.
"Opening Up" (*Abrir-se) significa falar de forma honesta sobre os seus pensamentos e sentimentos. Não se trata apenas de partilhar momentos difíceis, mas também celebrar conquistas e pequenas vitórias do dia a dia — algo que muitos homens têm dificuldade em fazer.
Normalizando conversas abertas sobre emoções e criando um ambiente mais solidário para todos. Por exemplo, líderes que tomam a iniciativa de falar abertamente sobre stress ou ansiedade encorajam outros a fazer o mesmo e a falar sobre o que sentem.
O momento certo é agora, porque falar é sempre válido.
Muitas vezes é possível perceber que alguém está a ter dificuldades, mesmo que não o diga diretamente. Talvez pareça mais distante, seja mais difícil perceber as suas emoções ou cancele planos com mais frequência. Perguntar como a pessoa está não tem de ser visto como pressão — basta mostrar que está disponível para falar ou ouvir quando ela quiser. Por vezes, uma pergunta simples como “Está tudo bem?” ou “Queres falar sobre isso?” é suficiente para abrir a porta.
O ANDYSMANCLUB é uma organização sediada no Reino Unido que oferece grupos gratuitos de apoio entre pares para homens com 18 anos ou mais. Com mais de 300 clubes em todo o país e uma opção online, disponibiliza um espaço seguro e não clínico — sem necessidade de encaminhamento e sem listas de espera — onde os homens podem falar abertamente sobre saúde mental, sem julgamentos.
Todas as semanas, mais de 6.500 homens participam nas sessões para partilhar experiências e encontrar apoio. As contribuições são totalmente voluntárias, e qualquer pessoa pode ajudar fazendo um donativo através do JustGiving ou entrando em contacto através do email info@andysmanclub.co.uk.